Apoio às escolas - Fevereiro 2018

Já trabalhámos com letras proibidas, palavras impostas, sequências de palavras e início e fins de textos, já temos um grande percurso em mãos. Vamos continuar!

Primeiro, vou propor-vos um que seja sobretudo um jogo, com letras obrigatórias nas palavras maiores. De qualquer forma, para os mais novos, deixo um desafio com anagramas, será um bom substituto.

Todos estes exercícios obrigam a fazer um jogo mental, provocando a descontração necessária para se poder escrever de forma mais criativa.

Quando digo «mais criativa», quero dizer que, podendo o cérebro fazer associações de ideias, porque está livre do stress, pode também descobrir soluções dificilmente pensadas em tensão.

No desafio com palavras grandes com RTS, façam um brainstorming no quadro e ponham muitas, para os deixar com muitas hipóteses. Há imensas, não se assustem. Mas será melhor ajudar.

Depois, deixo-vos um desafio com uma imagem. Essa imagem é a única pista, que poderá ser utilizada de imensas maneiras. Isto pode parecer pouco, mas se estiverem descontraídos a descobrir o que significa essa imagem, estarão a interpretar a realidade e a criar através dela.

Se precisarem de dar exemplos, usem uma imagem diferente. Por exemplo, uma mosca a tentar sair através de uma janela, sem perceber que não poderá fazê-lo. É sempre melhor dar exemplos diferentes, para que depois apliquem o processo à imagem certa.

Desta vez, não vou pôr exemplos, porque são poucos os que tenho e muito parecidos, embora já os tenha feito em turma e saiba como resultam. Façam com eles, mostrem o vosso (aliás, já algumas fizeram isto) ― será fantástico.

Cá vamos nós. Um abraço

Margarida

 

Mês de fevereiro de 2018

 Desafio RS nº 30 – anagramas de S L T O A

Regressemos aos anagramas – desta vez usaremos os de S L T O A

Quantas palavras encontramos? Vamos agora integrá-las (sem as modificar) num texto de 77 palavras.

Eu escrevi assim:

Justino detestava os sentidos latos da vida. O seu negócio era chegar nos pontos altos às lotas e arrecadar mercadoria a bom preço. Depois, sossegava. A esposa tirava os talos às couves para a sopa do restaurante, e ele deixava a imaginação à solta. Ideias tolas juntavam-se em textos ainda mais toscos, e Justino enchia cadernos e cadernos de escritos assim, sem nexo. Daí a ser considerado um escritor genial foi um salto. Pena ter aterrado na lama… Margarida Fonseca Santos

 

Desafio nº 88 – todas as palavras com mais de 6 letras têm de ter RST

Preparados para um quebra-cabeças? Vamos a isto:

Sabendo que todas as palavras com 7, 8, 9 e por aí acima… terão sempre de incluir as letras T + R + S (na ordem que entenderem), que texto conseguimos escrever?

Tratamentos, há muitos. Resultados, nem por isso, dizia o aviso, mas aproveitaste a deixa. Participaste nos recrutamentos, o teu nome foi um dos propostos para os tratamentos contra a falta de graça. Que contributos darias? Nunca tens graça, como podes passar a ter? E não é que tu, sortudo, aterraste feito giro aqui e te achei mesmo graça? Raios. Tratamentos assim não deviam existir! Casei com o homem que agora és. Estou feita. Resultado? Sou tua. Diacho! Margarida Fonseca Santos

 

Desafio nº 43 – imagem de uma gota a cair numa superfície lisa de água

Hoje vamos usar uma imagem para servir de mote para o texto. Podem usá-la no seu sentido literal ou metafórico, escolham! A imagem é esta:

Numa superfície perfeitamente lisa, cai uma gota, que logo se espalha em ondas concêntricas que se vão afastando da gota.

http://hq-pictures.ru/

Que texto vos surge?

A frase

Nem foi a palavra, foi a frase. Caiu em mim, enquanto tu caías fora de mim. Afastaste-te. A frase ficou. A partir daí, o resto começou. Afastei-me de quem julgava ser, a tua frase assim o quis. Vagueei sem rumo. Não. Vagueei num rumo que me impuseste. Naveguei em círculos à procura do eu que seria. Baralhei-me com o que pensava mas não parei. Foi então que regressaste. Repetiste a frase. Desta vez, entendi-a. E tu permaneceste. Margarida Fonseca Santos

Marcações: escolas,, margaridafonsecasantos,, #77palavras , fevereiro 2018

A huge collection of 3400+ free website templates, WP themes and more http://jartheme.com/ at the biggest community-driven free web design site.