«Provar ou não, eis a questão!»
O que é isto de «provar ou não, eis a questão!
Estou interessada em provar como verdadeiro aquilo que tenho observado no blogue: que a mesma pessoa, depois de vários exercícios, começa a escrever cada vez melhor, aprendendo a editar o seu texto, escondendo sentidos subentendidos, brincando com prazer com significados, tempos verbais, sintaxe e metáforas.Agradecendo desde já todo o apoio que dá, deu ou virá a dar ao blogue, resolvi pedir-lhe que ponderasse fazer parte desta ideia. Sabendo que não lhe quero dar trabalho suplementar (os alunos podem enviar as suas histórias!), o que lhe proponho é criar uma rotina com uma turma, usando os desafios do blogue.
Pensei assim:
- Os professores que aceitarem fazer parte desta «leitura de resultados», pediriam à turma escolhida um ou dois desafios por mês.
- Estes desafios podem ser escolhidos à vontade do blogue, não havendo imposição de ordem, mas darei, passo a passo, ideia de quais me parecem bons para avançar.
- Os alunos enviariam os resultados, indicando a turma, a escola e o professor, para eu poder, para além de publicar os textos, guardar tudo num ficheiro que terá as participações de cada um.
- No final do ano, sendo esta parte opcional, seria interessante falarmos por Skype (eu, professor e turma) para um balanço do que aconteceu, sobretudo para perceber de que forma a turma sentiu o efeito desta rotina.
- O alargamento do vocabulário.
- O aprofundamento da sintaxe.
- Um trabalho de edição de texto cada vez mais apurado, sabendo procurar tiques de linguagem e palavras repetidas sem necessidade, e sabendo olhar para os significados e manipulá-los para dar força ao texto.
- Uma maior facilidade em abordar textos de tema livre ou com um tema vago.
- Mais prazer em escrever.
- Mais curiosidade em ler.
Um grande beijinho
Margarida