Apoio às escolas - set/out 2019

Estamos quase a dar início ao ano letivo de 2019/20. Prontos para começar?

Peguemos, para refrescar a memória acerca deste trabalho das Histórias em 77 Palavras, naquilo que escrevi no Razões para Escrever (inserido nas listas do Plano Nacional de Leitura 2027):

«A primeira coisa de que eu precisava era de assegurar que os meus alunos estivessem em modo de jogo, aquele modo descontraído no qual, de língua de fora e despenteando o cabelo, contornamos obstáculos ou passamos pelo buraco de uma agulha ou saltamos de entusiasmo, esse modo aventureiro. (…) Com eles, asseguraria um cérebro descontraído, podendo assim associar ideias livremente e sem entraves, sentindo-se capaz de arriscar soluções mais ousadas, ou mesmo decidir-se por caminhos estranhos e sinuosos. Estava

Continue a leitura

Apoio às Escolas ― maio/junho 2019

Aqui ficam as sugestões para os meses de maio e junho (pois poderá ser útil para campos de férias também). O ano passou a correr! Que desafios vos proponho? Como estamos a terminar o ano letivo, podemos agora puxar mais pelos nossos grandes heróis, os nossos alunos.

Há um desafio suplementar no fim deste PDF – foi lançado nas férias da Páscoa e obriga a descobrir, em anagrama, palavras dentro de Páscoa com 4 letras, e a única repetida é o A. Podem usá-lo como quebra-gelo, é simples mas obriga a procurar palavras com certas letras. O único problema é a Páscoa já ter passado, mas se os miúdos aceitarem, força, comecem por este! Desafio nº 170

Continue a leitura

Apoio às Escolas ― março/abril 2019

Apoio às Escolas ― março/abril 2019

Aqui ficam as sugestões para os meses de março e abril, pois teremos as férias escolares pelo meio. Teremos três tipos de desafios.

O primeiro é de desbloqueio puro. Serve para agitar a mente, procurar vocabulário, refazer frases, enquanto nos divertimos. É este:

Desafio nº 163 ― palavra grande gera mais 6

Continue a leitura

Razões para Escrever - o livro

Razes para escrever

É isso mesmo, o livro está pronto

Edição de NósNaLinha

Design e paginação de Carla Nazareth

Revisão de António Matos

Desejo neste livro apoiar quem gosta de escrever e levar quem não gosta a gostar. Porque escrever significa arriscar, apurar, limpar, reescrever, brincar, reinventar a língua. Porque escrever nos torna melhores leitores. Porque escrever nos faz bem. 

Precisa de mais razões para escrever…?

Encomendas para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A huge collection of 3400+ free website templates, WP themes and more http://jartheme.com/ at the biggest community-driven free web design site.