Apoio às Escolas ― março/abril 2019

Apoio às Escolas ― março/abril 2019

Aqui ficam as sugestões para os meses de março e abril, pois teremos as férias escolares pelo meio. Teremos três tipos de desafios.

O primeiro é de desbloqueio puro. Serve para agitar a mente, procurar vocabulário, refazer frases, enquanto nos divertimos. É este:

Desafio nº 163 ― palavra grande gera mais 6

Procurando uma palavra muito grande, como CONTRADITORIAMENTE, por exemplo, vamos encontrar seis palavras de 5 ou mais letras dentro dela (ou seja, palavras que usem as letras da original sem repetir nenhuma). O que provoca este exercício? A prática de anagramas é muito relaxante. Isso permite ao cérebro descontrair e associar melhor as ideias. Sabendo que no texto, a palavra original e as outras 6 estão a 9 ou 10 palavras umas das outras, o texto irá crescer com alguma liberdade.

Deixo um exemplo. Neste caso, podiam ser:

CONTRA TRADIÇÃO DIAMANTE CORDA DITARIA ADERIRA RADICAL

 Contraditoriamente ao que se dizia pelos corredores, Leonardo não era contra nada. Nunca se pronunciava, calava-se. Se queriam vender o tal diamante, concordaria. Até podia ser bom. Não podiam depois falar de tradição, já que a falência chegava e estavam com uma apertada corda na garganta. O dinheiro, de que nunca se falara, faltava. Aderira ao grupo de vendas online, talvez não fosse tão radical fazer assim o negócio. Podia ser proveitoso. O futuro ditaria as regras. MFS

 

Com este segundo desafio, estaremos a brincar com a sintaxe com uma primeira estrutura que será o início do texto. Fugimos do «tema livre» terrível, induzindo um assunto só com os espaços das palavras. É este desafio:

Desafio nº 165 – estrutura de palavras

Que texto nasce desta estrutura? Os espaços são palavras:

Naquela ______________  ________________ estava ___________  _____________  ____________ imaginando ______________ _______________ quando ______________ começou ______________ ___________. Nada _______________  _____________.

Agora que temos 18, continuaremos o texto, até às 77 palavras.

Resolvi assim este desafio:

Naquela terra inóspita estaria a salvo dela, imaginando futuros, como quando jovem começou a divagar. Nada a detinha. Descobriria onde se encontrava? Talvez não. Não deixara pistas, não contara a ninguém, simplesmente desaparecera. Fora da cabana, o vento varria a terra seca. Sentou-se, aliviado. Fechou os olhos. Ela veio e abraçou-o com a ternura própria da função. Compôs-lhe o casaco, separou a alma do corpo para que ascendesse e sorriu. «Velho tonto», disse. «Ninguém escapa à morte.» MFS

 

Partiremos depois para um último desafio, que requer uma associação de palavras ou sentimentos, que depois irá gerar o ambiente do texto.

Desafio nº 162 ― pedra, nuvem, terra e lenha como indutoras

Vamos associar cada palavra com uma emoção, um sentimento, ou até uma aprendizagem:

PEDRA    NUVEM  TERRA  LENHA

O texto será construído com uma grande parte destas palavras/ideias. Podendo usar as originais ou não, encontramos o que daí resulta.

Eu fiz assim:

As pedras do caminho sobre a lama guiavam-na, enquanto os pensamentos alimentavam uma tempestade furiosa. Não se sentia zangada, nem sequer triste, sentia apenas a dor da injustiça, um fogo brando que a ia consumindo. Despira a culpa sem aflições e tudo se esclarecera. Mas o facto de a terem imaginado culpada chocara-a. Quando chegou ao dique, percebeu. Uma luta entre castores e duendes destruíra a estrutura. Era culpada, afinal. Quem a mandara sonhar com semelhantes criaturas? MFS

Marcações: 77 palavras,, escolas,, margaridafonsecasantos,, #77palavras , #margaridafonsecasantos_oficial

A huge collection of 3400+ free website templates, WP themes and more http://jartheme.com/ at the biggest community-driven free web design site.